bem vindo















Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

OS DIVERSOS RECURSOS GRÁFICOS NOS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES

PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO AO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTAR II PELA PROF.ª JUSSILENE DE J. S. DE SOUZA COM AS ORIENTAÇÃO DO PROF.º CARLOS ANDRÉ ARAÚJO E DA PROF.ª VÂNIA MARIA SANTOS VILA NOVA






Esse trabalho foi aplicado na escolas municipais de Ensino fundamental Ediléia B. Viana na cidade de Umbaúba/SE

Muito se tem pesquisado e discutido em diversas áreas do conhecimento sobre o que acontece durante a aquisição e o desenvolvimento da linguagem no se humano. O processo envolvido nesse percurso tem sido observado de diversos pontos de vista, e as discussões a respeito se multiplicam.

O presente trabalho se concretizou mediante pesquisa descritiva e explicativa, limitando- se a pesquisa bibliográfica, mostrando a importância do ensino e aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos através dos materiais impressos em sala de aula.

A pesquisa procurou informar a importância da simbologia nos matérias impressos como também se nos observou mesmos a visão da leitura de mundo.

Todavia o trabalho foi exposto para 14 alunos do 4° ano do ensino Fundamental por meio de material impresso tais como: letras cursivas, letras bastão, rimas, músicas, historinhas, contos, fábulas, avisos, palavras cruzadas, adiviações, placas, gibi, encartes, embalagens, rótulos, bilhetes, cartaz, carta, jornal, informativo e quadrinhos.

Entretanto, mostrou aos alunos que eles são capazes de ler todo tipo de texto que podem defronta-se e os vários tipos de texto onde há gravações distintas com letras diferentes de tamanhos variados e cores variadas.












barrinha