bem vindo















Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vídeos para o curso: Jogos, Dinâmicas e Ferramentas de Multimídias na Prática do Ensino de História.



Vídeos para o curso: Jogos, Dinâmicas e Ferramentas de Multimídias na Prática do Ensino de História.

Vídeo: Tecnologia da educação




vídeo: Tecnologia na Educação: Isso é possível?


Após a exibição dos vídeos reflita e responda :

É comum imaginar que em países com um alto nível educacional a integração das novas tecnologias aconteça mais rapidamente. Já em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde muitas vezes o professor tem uma formação deficitária, a incorporação seja mais lenta. Esse pensamento é correto?


16 comentários:

jussilene disse...

Olá queridos cursista, espero terem gostados .

jussilene disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tamara disse...

Sim. Realmente em países desenvolvidos a avanço tecnológico e bem maior.No Brasil o governo investe em tecnologia, colocando computadores em todos os colégios. Mas não prepara os professores pra trabalhar com esse novo método. Sendo assim os computadores ficam sem utilização e os alunos não adquirem os novos conhecimentos através do métodos tecnológicos. Sendo assim o Brasil acaba ficando pra trás dos outros países.

Rayllene Guimarães disse...

Sim,em um pais desenvolvimento tem um maior investimento na capacitação de profissionais para fazer uso dessas novas tecnologias,ja nos paises em desenvolvimento como o Brasil há um investimento por parte do governo laboratorios de computação mais não tem profissionais capacitados para fazer uso e ensinar aos alunos a utilizar dessas novas tecnologias.

Gideilma SILVA SANTOS disse...

Bom,seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres.E é por isso que eu acho a afirmação correta pois claro que nos países com alto
nível educacional essas tecnologias cheguem mais rápido sim.E nos países em desenvolvimento elas podem até chegar mais ainda falta alguns ajustes como por exemplo:chegaram as maquinas mas não tem a capacitação com pessoas qualificadas,para que os professores usem de maneira adequada,mas se não tem essa qualificação então para que serve esses computadores?Também tem que ter a participação ativa do professor o querer aprender.GIDEILMA SILVA SANTOS.

Ana Paula de Oliveira Santana disse...

Sim. Em um país desenvolvido o nivel educacional, a integraçao das novas tecnologias acontece mais rapidamente. Em um país como o Brasil, o professor tem uma formação deficitária, a incorporação seja mais lente, ou seja, à atualização daqueles profissionais que já estão em serviço, aparentemente nós temos avanços um pouco mais concretos. Há uma série de programas disponíveis que oferecem recursos a eles. Não se trata de saber ou não usar um computador. Isso é o menor dos problemas. A questão em jogo é como usar equipamentos e recursos tecnológicos em benefício da educação, para fins pedagógicos.

Anônimo disse...

EDUARDA DANTAS SOUZA ALVES

Sim, os países com um alto nível as tecnologia vem mais rápida. já o Brasil investe nos computadores nas escolas, mais não capacitam os professores adequadamente.Infelizmente, não existem dados confiáveis que permitam afirmar se as tecnologias são muito ou pouco utilizadas nas escolas brasileiras, a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente uso adequado delas. O que de fato se nota é que ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional.

Eduarda disse...

Sim,a tecnologia tomou conta de tudo e isso é bom,por isso temos que acompanhar a evolução para que possamos adquirir mais conhecimento porém não podemos só esperar que os governantes façam algo para a nossa capacitação temos que ir atras de se capacitar,pois também temos que saber como utilizar a tecnologia adequada.

márcia disse...

SIM; REALMENTE EM PAÍSES DESENVOLVIDOS A TECNOLÓGIA E MAIS AVANÇADA DO QUE NO BRASIL. O GOVERNO INVESTE EM TECNOLÓGIA, COLOCANDO COMPUTADORES EM TODAS ESCOLAS. MAS NÃO TEMOS PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA TRABALHAR COM UM MÉTODO NOVO DE ENSINO. POIS OS COMPUTADORES FICAM SEM UTILIZAR E OS ALUNADOS NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTOS SOBRE A TECNOLÓGIA. NO ENTANTO O NOSSO PAÍS FICAM NA EDUCAÇÃO ATRÁS DOS DEMAIS PAÍSES.

Anônimo disse...

sim; a tecnológia tem avançado bastantes nos países subdesenvolvidos pois, em sala de aula cada aluno tem um computador ; o governo investe muito na educação pensando no aluno para que ele seja bem preparado no mercado de trabalho.Infelimente no Basil o governo não investe na educação. com certeza o professor e bem preparado para transmitir ao aluno.

EUNICE disse...

sim, a tecnológia tem avançado bastantes nos países subdesenvolvidos.pois, em sala de aula cada aluno tem um computador; o governo investe muito na educação pensando no aluno para que ele seja bem preparado no mercado de trabalho. Infelimente no Brasil o governo não investe na educaçao. Com certeza o professor e bem preparado para transmitir ao aluno.

Naire Barreto disse...

Certamente. Os países que já possuem um alto nível educacional vão melhorando a formação dos seus professores capacitando-os para o uso correto das novas tecnologias. Os países como o Brasil a incorporação acaba sendo mais lenta porque não possuem recursos suficientes e alguns desses recursos ainda são mal utilizados e dessa formar não vai conseguir capacitar os educadores em pouco tempo pra o uso correto das novas tecnologias.

Guttemberg Oliveira Vilanova Teixeira disse...

JOGOS, DIMÂMICAS E FERRAMENTAS DE MULTIMÍDIA NA PRATICA DO ENSINO DE HISTORIA
DOCENTE: Jussilene de Souza
DISCENTE: Guttemberg Oliveira Vilanova Teixeira

É comum imaginar que em países com um alto nível educacional a integração das novas tecnologias aconteça mais rapidamente. Já em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde muitas vezes o professor tem uma formação deficitária, a incorporação seja mais lenta. Esse pensamento é correto?

A incorporação das tecnologias no ambiente educacional é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, no entanto vemos essa corrente tecnológica chegar as nossas escolas de forma bastante lenta, isso acontece pela falta de investimento para uma boa formação dos futuros professores e de uma deficiente capacitação daqueles que já estão em sala de aula. Tecnologia é conhecimento por isso é preciso investir mais nos profissionais da educação.
A educação em sua essência sempre foi e sempre será um processo eu ao longo da história utiliza de algum meio de comunicação como instrumento ou suporte visando alcançar a qualidade no processo de ensino e aprendizagem visando o melhor desempenho na ação do professor, no aprendizado e interação dos alunos. As tecnologias na escola estimularam a ampliação dos limites dos sentidos e com isso o potencial cognitivo do ser humano. As ferramentas tecnológicas provocam visíveis transformações nos métodos de ensinar e na própria forma do discurso escrito que se adaptam ás novas tecnologias.
É importante destacar que encontramos em alguns profissionais da educação certa resistência à aquisição de novos conhecimentos e a abertura das novas tecnologias esse fator negativo no processo de formação intelectual do individuo na relação ensino-aprendizagem. No entanto, a Internet deve ser utilizada com cuidado para que não prejudique o desenvolvimento das habilidades do aluno em relação ao saber-fazer, dando-lhe informações prontas que podem ser “copiadas e coladas” sem sequer ter sido feita uma leitura prévia. Esse não é o único problema, as novas tecnologias usadas na educação precisam de professores capacitados que saibam como utilizá-las em benefício do aprendizado dos alunos, mas o que se percebe é uma reação negativa de muitos educadores a essas inovações. Muitos insistem em utilizar métodos tradicionais de ensino por não saberem lidar com novos instrumentos tecnológicos.
Contudo, a incorporação das novas tecnologias na educação é extremamente importante, uma vez que facilita o acesso ao conhecimento e permite que o aprendiz tenha autonomia para escolher entre as diversas fontes de pesquisas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim em países desenvolvidos o nível educacional a integração, as novas tecnologias já fazem parte da formação dos professores. O desafio é mundial, mas pode ser ainda mais severo no Brasil devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e as limitações de acesso a internet, problemas que afetam docentes e estudantes.

Josefa Vidal dos Santos Fonseca

RENATA DE JESUS SANTOS disse...

Tecnologia da educação

O século XXI vem sendo marcado pelo avanço tecnológico e a probabilidade desse avanço aumentar a cada ano é muito grande. Atualmente onde vivemos está cercada de tecnologias desde na praça, nos supermercados, nas ruas, nos automóveis, em casa como também nas escolas. As crianças estão evoluindo assim como a tecnologia é por isso que é importantíssimo que o educador se prepare para esse mundo globalizado, usando as tecnologias a seu favor selecionando as informações apropriadas e ensinando o educando fazer o mesmo.









Tecnologia na Educação: Isso é possível?

O mundo está cada vez mais globalizado e o professor tem que se qualificar, pois o que adianta ter aparelhos tecnológicos e os educadores não saberem manuseá-las? A tecnologia tem que estar presente na sala de aluna para a produção de conhecimento dos alunos. É possível o educando ministrar as suas aulas em meio as tecnologias, desta forma facilitará a aprendizagem dos alunos.

barrinha