bem vindo















Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

GEEMPA 2010


O curso de capacitação inicial de 5 dias do GEEMPA ocorreu na cidade de Maceió, no período de 17 a 21 de agosto de 2010, com presença plena. O curso foi oferecido pelo GEEMPA – Grupo de Estudo sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, por meio do “Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização/MEC, subsidiado pelo FNDE – Processo Administrativo nº 23000001044/2009-07. Participaram desse curso: Cristiane Mota Guimarães e Vânia Maria Vila-Nova com a função de coordenadoras e Jussilene de Jesus Santos de Souza e Marília Venâncio Silveira com a função de professoras do Programa na cidade de Umbaúba/SE.

O planejamento das atividades das promeiras turmas foram executadas e elaboradas pelas professoras Jussilene de Jesus Santos de Souza e Marília Venâncio Silveira com apoio das coordenadoras Cristiane Mota Guimarães e Vânia Maria Vila-Nova desde a realização do curso inicial em Maceió até os dias atuais das aulas realizadas em Umbaúba/SE

As aulas das primeiras turmas foram desenvolvidas no Pré-SEED onde foram bem proveniente para elaboração do trabalho, onde obtive apoio da direção, coordenação, das serventes, das merendeiras, dos vigilantes e dos colegas de trabalho.

No contexto como um todo, mesmo com todos os obstáculos, percebe-se que foram bastante positivos os resultados obtidos com a prática realizada principalmente no que tange as nossas motivações, o interesse dos alunos participantes no GEEMPA e o novo despertar das professoras e das coordenadoras em busca de novos conhecimentos.

A cada atividade um momento diferente, acontecimentos que envolviam a turma, averiguações, percepções da realidade, confecções de cartazes e dentre outras ações.

Estudando as didáticas do GEEMPA tivemos uma nova perspectiva de visualizar a realidade para o processo da alfabetização dos alunos e estimular ideias adaptadas às nossas atividades profissionais e sociais.


Didática dos níveis pré-silábicos

Didática da Alfabetização vol. 1

Didática do Nível Silábico

Didática da Alfabetização vol. 2

Didática do nível alfabético

Didática da Alfabetização vol. 3

Coleção Ensinagem vol. 1

Coleção Ensinagem vol. 2

Coleção Ensinagem vol. 3

Por onde começar

o ensino da matemática?

Uma nova maneira

de estar em aula

Dinomir, o gigante

Caderno de Atividades

Dinomir, o Gigante

O Elefantinho no Poço

Baralho do livro

Dinomir, o gigante

O Elefantinho no Poço

Caderno de Atividades

Todos juntos somos fortes

Baralho do livro

Todos juntos somos fortes

Caderno de Atividades

Que letra é essa?

O Elefantinho no Poço

Alfabeto móvel

O Elefantinho no Poço

Letras em pedaços

Veritek

Veritek


Baralho alfabetizador

Baralho numérico

barrinha