bem vindo















Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

PROJETO LEITOR NOTA 10: MINE PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

Projeto Leitor Nota 10

Cronograma: __/__ à __/__/____.

Apresentação
                Há coisas no mundo que não vemos, mas existem. São coisas que lemos. É preciso ler para que elas apareçam. Se não lemos, todas estas coisas que estão guardadas nos livros não aparecem para nós.
                O Projeto Leitor Nota 10 visa implantar o hábito da leitura escrita e operações fundamentais aos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Manoel da Silva. Com o objetivo de promover o avanço no processo de ensino aprendizagem dos mesmos.

Justificativa
                Observando o mundo contemporâneo é fácil perceber que o conhecimento é a moeda da globalização. Diante deste fato, faz-se necessário resgatar hábitos de estudos e leitura, que muitas vezes, nossos alunos perderam.
                A leitura deve ser experimentada não como um castigo ou obrigação, mas como prazer de conhecer uma infinidade de coisas e deixar transformar, transportar, vivenciar o que se lê. Percebemos que as histórias literárias trazem muito conhecimento, informando e divertindo. Funcionando assim como um facilitador no processo ensino-aprendizagem.
                O uso contínuo da Biblioteca como espaço do saber efetivará o desenvolvimento de habilidades e competências em nossos alunos envolvendo-os em um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura e escrita. Pois, percebemos que suas famílias não dispõem ou pelo menos não oferecem recursos para que o dia dessas crianças esteja repleto de materiais que incentivem a leitura e a escrita, ficando assim uma responsabilidade maior sobre a escola que é a de conduzir a criança para que ela descubra o prazer de lê e a funcionalidade de escrever.
                Para tanto, usaremos a biblioteca como espaço para a prática da leitura, manuseio de livros, atividades extraclasse entre outros.

Objetivo geral
  • Despertar nas crianças o gosto pela leitura, dando significado aos códigos escritos e fazendo relação com suas necessidades diárias.

Objetivos específicos
  • Compreender e assimilar histórias ouvidas e lidas;
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Interpretar de forma oral, escrita ou dramatizada a leitura dos livros;
  • Desenvolver a capacidade de conto e reconto também as competências e habilidades de forma satisfatória com a ajuda dos livros literários.
  • Valorizar livros literários tendo cuidado e atenção ao pegá-los na biblioteca;
  • Expressar oralmente as ideias e ouvir com atenção e respeito ao outro;
  • Apreciar o trabalho coletivo na leitura, escrita e sentenças matemáticas.

Procedimentos
                Com a finalidade de sanarmos as dificuldades com leitura e escrita em nosso alunado desenvolvemos este projeto através de:
-          Leitura individual e coletiva com empréstimo de livros para lerem em casa;
-          Escolha do aluno que leu mais livros para premiá-lo com certificados de leitor nota 10, bombons, lembrancinhas;
-          Para verificar se os alunos estão realmente lendo os livros escolhidos pediremos que façam o reconto do livro para a turma sem antecipar que será o aluno escolhido para a leitura;
-          Dramatizar histórias que julgarem interessantes para apresentarem a toda escola.

Recursos
-          Humanos
-          Livros literários
-          Espaço físico da sala e biblioteca
-          Premiações (bombons, certificados e outros).

Avaliação
                Será realizada durante a execução das atividades programadas por meio da participação, do interesse de cada aluno e também na abordagem que será feita para a averiguação se o aluno realmente fez a leitura do livro escolhido.



Nenhum comentário:

barrinha