Projeto Leitor Nota
10
Cronograma: __/__ à
__/__/____.
Apresentação
Há coisas no mundo que não
vemos, mas existem. São coisas que lemos. É preciso ler para que elas apareçam.
Se não lemos, todas estas coisas que estão guardadas nos livros não aparecem
para nós.
O Projeto Leitor Nota 10 visa
implantar o hábito da leitura escrita e operações fundamentais aos alunos dos
2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Manoel da
Silva. Com o objetivo de promover o avanço no processo de ensino aprendizagem
dos mesmos.
Justificativa
Observando o mundo contemporâneo
é fácil perceber que o conhecimento é a moeda da globalização. Diante deste
fato, faz-se necessário resgatar hábitos de estudos e leitura, que muitas
vezes, nossos alunos perderam.
A leitura deve ser experimentada
não como um castigo ou obrigação, mas como prazer de conhecer uma infinidade de
coisas e deixar transformar, transportar, vivenciar o que se lê. Percebemos que
as histórias literárias trazem muito conhecimento, informando e divertindo.
Funcionando assim como um facilitador no processo ensino-aprendizagem.
O uso contínuo da Biblioteca
como espaço do saber efetivará o desenvolvimento de habilidades e competências
em nossos alunos envolvendo-os em um ambiente propício ao desenvolvimento da
leitura e escrita. Pois, percebemos que suas famílias não dispõem ou pelo menos
não oferecem recursos para que o dia dessas crianças esteja repleto de
materiais que incentivem a leitura e a escrita, ficando assim uma
responsabilidade maior sobre a escola que é a de conduzir a criança para que
ela descubra o prazer de lê e a funcionalidade de escrever.
Para tanto, usaremos a
biblioteca como espaço para a prática da leitura, manuseio de livros,
atividades extraclasse entre outros.
Objetivo geral
- Despertar nas crianças o gosto pela
leitura, dando significado aos códigos escritos e fazendo relação com suas
necessidades diárias.
Objetivos específicos
- Compreender e assimilar histórias
ouvidas e lidas;
- Despertar o gosto pela leitura;
- Interpretar de forma oral, escrita ou
dramatizada a leitura dos livros;
- Desenvolver a capacidade de conto e
reconto também as competências e habilidades de forma satisfatória com a
ajuda dos livros literários.
- Valorizar livros literários tendo
cuidado e atenção ao pegá-los na biblioteca;
- Expressar oralmente as ideias e ouvir
com atenção e respeito ao outro;
- Apreciar o trabalho coletivo na
leitura, escrita e sentenças matemáticas.
Procedimentos
Com a finalidade de sanarmos as
dificuldades com leitura e escrita em nosso alunado desenvolvemos este projeto
através de:
-
Leitura individual e
coletiva com empréstimo de livros para lerem em casa;
-
Escolha do aluno que
leu mais livros para premiá-lo com certificados de leitor nota 10, bombons,
lembrancinhas;
-
Para verificar se os
alunos estão realmente lendo os livros escolhidos pediremos que façam o reconto
do livro para a turma sem antecipar que será o aluno escolhido para a leitura;
-
Dramatizar histórias
que julgarem interessantes para apresentarem a toda escola.
Recursos
-
Humanos
-
Livros literários
-
Espaço físico da
sala e biblioteca
-
Premiações (bombons,
certificados e outros).
Avaliação
Será realizada durante a
execução das atividades programadas por meio da participação, do interesse de
cada aluno e também na abordagem que será feita para a averiguação se o aluno
realmente fez a leitura do livro escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário