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sábado, 8 de junho de 2013

Como trabalhar entrevista com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Como trabalhar entrevista com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

Cronograma: __/__ à __/__/____.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a utilização da entrevista;
  • Construir roteiros de entrevistas;
  • Entrevistar colegas da escola e organizar as informações da entrevista;
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver o pensamento crítico e investigativo;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma,
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para a realização desta aula é necessário que já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo e da troca de ideias para que o aprendizado se efetive.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
A entrevista é em uma conversação que pode envolver duas ou mais pessoas. A partir dela, podemos conhecer e desvendar nossas curiosidades sobre as pessoas, envolvendo o que elas fazem, pensam ou mesmo sonham. Consiste em um importante recurso a ser utilizado na escola, despertando a curiosidade e a criticidade dos alunos.  
Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante resgatar com a turma o que já sabe sobre a temática “entrevista”.
Para isso, instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:
  • Vocês já assistiram alguma entrevista?
  • Já participaram de alguma entrevista?
  • O que acham que é entrevista?
  • Qual a importância da entrevista?
Dialogue com os alunos sobre o que pensaram acerca das perguntas anteriores, lembre-se de cuidar e instigar a participação de cada um.
Depois, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo indicado, que consiste em uma entrevista com o autor Maurício de Sousa. Solicite que os alunos estejam atentos para as características de uma entrevista.

Mauricio de Sousa fala como anda a Turma da Mônica Jovem

Após assistirem a entrevista, é importante perceber o que os alunos compreenderam. Assim, converse com o grupo sobre os elementos que encontraram e que fizeram parte da entrevista, tais como:
  • Repórter – Entrevistador;
  • Escritor – Entrevistado;
  • Filmador – Cinegrafista.
Também poderão ampliar o diálogo conversando sobre os instrumentos utilizados tais como: microfone e filmadora. Converse sobre o conteúdo da entrevista “A Turma da Mônica Jovem” e o que aprenderam a partir da entrevista. Toda esta etapa poderá ser realizada oralmente com a turma.
Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos
Para ampliar os conhecimentos da turma, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e auxilie os alunos na leitura do texto online:


Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/175/quando-crescer-vou-ser-jornalista
A partir do texto, os alunos poderão perceber as funções que envolvem a profissão de jornalista. É importante que compreendam a relevância social da profissão em questão, a qual oportuniza a divulgação e a comunicação de informações que fazem parte do mundo como um todo.
Entendida a função do jornalista, proponha a produção de um texto de caráter jornalístico para relatar o aprendizado até o momento sobre “entrevista”. O texto poderá ser redigido coletivamente e registrado no caderno de Língua Portuguesa. Para isso, explique para a turma algumas características que um texto jornalístico apresenta, tais como: um assunto a ser abordado; objetivo e linguagem clara e objetiva. Se achar interessante, leve para a sala de aula jornais da sua cidade, ou de outra localidade, para que os alunos possam observar a estrutura de um texto jornalístico para posteriormente construirem o texto coletivo.
Como a função do jornal é comunicar algo, proponha à turma que divulgue os conhecimentos para as outras turmas da escola, mostrando o texto escrito coletivamente. Você poderá, por exemplo, organizar a turma em pequenos grupos ou até mesmo em duplas para que possam explicar como o trabalho foi realizado para as outras turmas da escola. Dessa forma, cada grupo de alunos poderá apresentar em uma sala de aula diferente.  

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos.

Para instigar ainda mais o interesse da turma pela temática entrevista, que tal propor um dia de Repórter na escola?
Para isso, organize a turma em duplas. Os alunos deverão escolher as perguntas, vivenciando o papel de repórteres, bem como decidir quem irá registrar a entrevista por meio de escrita. Depois, é importante definir o tema e o público que será entrevistado. Aqui sugerimos duas pergunta, a serem feitas em cada turma da escola. Para isso, as duplas deverão ser distribuídas, sendo uma para cada turma. Os alunos terão como desafio, perguntar sobre as novas histórias de Maurício de Sousa, da Turma da Mônica Jovem. Construa com a turma um roteiro de entrevista para facilitar e viabilizar o seu processo. Veja as perguntas abaixo:
1- Você conhece as novas histórias da Turma da Mônica Jovem?
2- Você gostou dos personagens, agora jovens?
Cada dupla deverá organizar os dados da entrevista em uma folha de papel em branco. Os alunos poderão gravar a entrevista no laptop Classmate, por meio do caminho ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.
Após as entrevistas realizadas, assista com a turma aos vídeos, clicando no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).Aproveite esse momento para conversar com a turma sobre a função de cada um, exercida no momento da entrevista e o que encontraram de dificuldades e facilidades para realizá-la.
Depois de todas as duplas terem realizado a entrevista é importante fazer tratamento das informações obtidas. Para isso, proponha a construção de uma reportagem coletiva que conte um pouco da entrevista realizada na escola e construa um gráfico com a turma, representando os dados coletados. Os alunos poderão utilizar uma folha de papel em branco para fazer o registro do texto e do gráfico.
Num momento posterior, é importante expor o texto, juntamente com o gráfico no painel da escola para que toda a comunidade possa ter acesso às descobertas da turma.
Professor, é importante realizar um diálogo com a turma sobre o que aprenderam sobre entrevista e a sua função e utilização em nosso dia a dia. Nesse momento, aproveite para trabalhar com as possíveis dúvidas ou mesmo dificuldades apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Para outras informações sobre a importância de incentivar o hábito da pergunta na escola sugerimos o livro:

FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.  
 
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e do acompanhamento dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é “entrevista”, bem como sobre sua função e importância sociedade.


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