Como trabalhar entrevista com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental?
Cronograma: __/__ à __/__/____.
O que
o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer a
utilização da entrevista;
- Construir
roteiros de entrevistas;
- Entrevistar
colegas da escola e organizar as informações da entrevista;
- Trabalhar a
linguagem oral e escrita;
- Desenvolver
o pensamento crítico e investigativo;
- Utilizar os
recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir
conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60
minutos cada uma,
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para a realização desta aula é
necessário que já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo e da
troca de ideias para que o aprendizado se efetive.
Estratégias e recursos da aula
Introdução A entrevista é em uma conversação que pode envolver duas ou mais pessoas. A partir dela, podemos conhecer e desvendar nossas curiosidades sobre as pessoas, envolvendo o que elas fazem, pensam ou mesmo sonham. Consiste em um importante recurso a ser utilizado na escola, despertando a curiosidade e a criticidade dos alunos.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante resgatar com a turma o que já sabe sobre a temática “entrevista”.
Para isso, instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:
- Vocês já
assistiram alguma entrevista?
- Já
participaram de alguma entrevista?
- O que acham
que é entrevista?
- Qual a
importância da entrevista?
Depois, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo indicado, que consiste em uma entrevista com o autor Maurício de Sousa. Solicite que os alunos estejam atentos para as características de uma entrevista.
Mauricio
de Sousa fala como anda a Turma da Mônica Jovem
- Repórter –
Entrevistador;
- Escritor –
Entrevistado;
- Filmador –
Cinegrafista.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Para ampliar os conhecimentos da turma, solicite que os alunos acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e auxilie os alunos na leitura do texto online:
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/175/quando-crescer-vou-ser-jornalista
A
partir do texto, os alunos poderão perceber as funções que envolvem a profissão
de jornalista. É importante que compreendam a relevância social da profissão em
questão, a qual oportuniza a divulgação e a comunicação de informações que
fazem parte do mundo como um todo.
Entendida
a função do jornalista, proponha a produção de um texto de caráter jornalístico
para relatar o aprendizado até o momento sobre “entrevista”. O texto poderá ser
redigido coletivamente e registrado no caderno de Língua Portuguesa. Para isso,
explique para a turma algumas características que um texto jornalístico
apresenta, tais como: um assunto a ser abordado; objetivo e linguagem clara e
objetiva. Se achar interessante, leve para a sala de aula jornais da sua
cidade, ou de outra localidade, para que os alunos possam observar a estrutura
de um texto jornalístico para posteriormente construirem o texto coletivo.
Como
a função do jornal é comunicar algo, proponha à turma que divulgue os
conhecimentos para as outras turmas da escola, mostrando o texto escrito
coletivamente. Você poderá, por exemplo, organizar a turma em pequenos grupos
ou até mesmo em duplas para que possam explicar como o trabalho foi realizado
para as outras turmas da escola. Dessa forma, cada grupo de alunos poderá apresentar
em uma sala de aula diferente.
Atividade
3: aproximadamente 60 minutos.
Para
instigar ainda mais o interesse da turma pela temática entrevista, que tal
propor um dia de Repórter na escola?
Para
isso, organize a turma em duplas. Os alunos deverão escolher as perguntas,
vivenciando o papel de repórteres, bem como decidir quem irá registrar a
entrevista por meio de escrita. Depois, é importante definir o tema e o público
que será entrevistado. Aqui sugerimos duas pergunta, a serem feitas em
cada turma da escola. Para isso, as duplas deverão ser distribuídas, sendo uma
para cada turma. Os alunos terão como desafio, perguntar sobre as novas
histórias de Maurício de Sousa, da Turma da Mônica Jovem. Construa com a turma
um roteiro de entrevista para facilitar e viabilizar o seu processo. Veja as
perguntas abaixo:
1-
Você conhece as novas histórias da Turma da Mônica Jovem?
2-
Você gostou dos personagens, agora jovens?
Cada
dupla deverá organizar os dados da entrevista em uma folha de papel em branco. Os
alunos poderão gravar a entrevista no laptop Classmate, por meio do
caminho ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam)
ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a
gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser
parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.
Após
as entrevistas realizadas, assista com a turma aos vídeos, clicando no ícone Visualizador
de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).Aproveite
esse momento para conversar com a turma sobre a função de cada um, exercida no
momento da entrevista e o que encontraram de dificuldades e facilidades para
realizá-la.
Depois
de todas as duplas terem realizado a entrevista é importante fazer tratamento
das informações obtidas. Para isso, proponha a construção de uma reportagem
coletiva que conte um pouco da entrevista realizada na escola e construa um
gráfico com a turma, representando os dados coletados. Os alunos poderão
utilizar uma folha de papel em branco para fazer o registro do texto e do
gráfico.
Num
momento posterior, é importante expor o texto, juntamente com o gráfico no
painel da escola para que toda a comunidade possa ter acesso às descobertas da
turma.
Professor,
é importante realizar um diálogo com a turma sobre o que aprenderam sobre
entrevista e a sua função e utilização em nosso dia a dia. Nesse momento,
aproveite para trabalhar com as possíveis dúvidas ou mesmo dificuldades
apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Para
outras informações sobre a importância de incentivar o hábito da pergunta na
escola sugerimos o livro:
FREIRE,
Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. 3.ed. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Avaliação
A
avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da
observação e do acompanhamento dos registros individuais de cada aluno. É
importante perceber a compreensão da turma sobre o que é “entrevista”, bem como
sobre sua função e importância sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário