Projeto Semana da Família
Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
Quando se fala em família, entende-se
logo uma reunião de pessoas constituídas de pai, mãe e filhos. É uma
instituição antiga e de importância extraordinária, pois ela é a célula
formadora de nossa sociedade. Todos nós vivemos numa sociedade e a família é a
unidade básica da sociedade. Por isso é que a assistência social de um governo
tem por objetivo proteger a família; é dever do Estado proporcionar educação à
família. Enfim, a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
Os pais ou responsáveis tem o dever de assistir, criar e educar os seus filhos
menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais ou seus
responsáveis na velhice ou enfermidade.
No intuito de proporcionar às famílias
momentos de descontração, integração e prazer, a fim de resgatar em algumas
famílias a responsabilidade delas para com a vida escolar e social de seus
filhos, e a partir daí trabalhar em parceria com as mesmas, para que juntos
possamos formar cidadãos responsáveis e críti8cos, que saibam exigir os seus
direitos mas também cumpram com os seus deveres, decidimos desenvolver este
projeto.
Objetivos gerais
·
Homenagear as
famílias e demonstrar a elas a necessidade da vivência delas na vida escolar
dos filhos, visando desenvolver nos alunos os aspectos cognitivos, afetivo e
ético;
·
Considerar a data
propícia para trabalhar o respeito, a pluralidade cultural, a ética, cidadania
as diferenças existentes em nossa sociedade.
Objetivos específicos
·
Valorizar dentro do
ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
·
Promover a
integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento
escolar;
·
Ressaltar a
importância da afetividade na escola e na família;
·
Trabalhar o
lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
·
Orientar os alunos
sobre os direitos e deveres de cada um;
·
Adotar atitudes de
solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
·
Aprender a resolver
conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
Procedimentos
- Adaptar filmes
sobre a família e exibi-los aos alunos;
- Trabalhar
histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto
partindo do tema;
- Discutir o
desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
- Fazer mural da
família mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância
do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
- Trabalhar a
auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
- Trabalhar com os
conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
- Promover jogos
- Passeio na casa
dos alunos
- Mural com palavras
que ajuda na boa convivência
Recursos
A organização deste
evento será realizada pelos professores alunos e demais funcionários desta
unidade escolar, com recursos necessários para bem realizá-lo.
- Rodinhas de
conversa
- DVD/TV
- Livros literários
Cada sala estará adaptando os recursos
conforme sua realidade.
Avaliação
Será feita através de registros, de
acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno,
individual e coletivamente.
Um comentário:
Parabens Fessora vc é d+
Postar um comentário