Projeto Poesia na Ponta do Lápis
Cronograma: __/__ à
__/__/____.
Apresentação
Tudo o que existe é poesia. Quando estamos
apreciando uma obra de Claude Monet, Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho)
Pablo Picasso, Van Gogh... estamos apreciando uma poesia. Quando ouvimos uma
música de Raul Seixas, Roberto Carlos, Michael Jackson, Madona, Renato Russo,
Pavarotti, John Lenon, Pe. Zezinho, o gospel de Aline Barros... ouvimos uma
poesia.Quando vamos ao teatro, deveríamos dizer: vamos assistir uma poesia. A
oração do pai nosso também é uma poesia, a fotossíntese é uma poesia natural
pura. Quando os átomos de hidrogênio e Oxigênio se unem originando uma molécula
de água realiza uma poesia. Quando rimamos versos, realizamos uma “forma” de
poesia....
Justificativa
Este projeto tem a pretensão de criar uma atmosfera
lírica em sala de aula oportunizando aos alunos conhecer e apreciar a poesia,
como também desenvolver atitudes de sensibilidade mediada pela leitura de
poesia, pois o convívio com poemas possibilita a formação de um repertório de
leitor e de poesia de quem aprecia a obra do outro e de quem faz a obra.
Objetivo Geral
- Despertar
nas crianças o gosto pela leitura, dando significado aos códigos escritos
e fazendo relação com suas necessidades diárias;
- Identificar
a estrutura dos textos poéticos.
Objetivos
Específicos:
- Apreciar
poesias;
- Desenvolver
atitudes de sensibilidade mediada pela leitura de poesia;
- Compreender
e assimilar histórias ouvidas e lidas;
- Despertar
o gosto pela poesia;
- Interpretar
de forma oral, escrita ou dramatizada os poemas lidos;
- Desenvolver
a capacidade de criação como também as competências e habilidades de forma
satisfatória com a ajuda das poesias literários;
- Expressar
oralmente as idéias e ouvir com atenção e respeito ao outro.
Estratégias:
- Serão trabalhados oficinas de textos de poesias durante todo o ano letivo;
- Rodinhas de conversa
- Rodinhas de conversa
- Pesquisas e murais informativos;
- Literatura infantil;
- Declamações de poesias.
- Literatura infantil;
- Declamações de poesias.
Culminância
O projeto será desenvolvido
durante todo o ano letivo, onde serão trabalhadas as oficinas propostas. E a
cada bimestre serão realizadas as apresentações das atividades realizadas em
sala de aula como: declamação de poesias, jogral, entre outros.
Avaliação
Será realizado durante a
execução das atividades programas por meio da observação, da participação, do
interesse de cada aluno.
Recursos
-
Humanos
-
Livros literários
-
Espaço físico da sala e biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário