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sábado, 8 de junho de 2013

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: MINE PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

                                                                  Projeto Alimentação e Saúde

Cronograma: __/__ à __/__/____.

Apresentação
                Para realizar atividades como andar, brincar, correr, estudar e trabalhar nosso corpo precisa de substâncias contidas nos alimentos que comemos. Uma alimentação à base de verduras, frutas, legumes, leite e derivados, ovos e carnes (peixe, aves e gado) entre outros proporcionam uma boa saúde em todas as fases da vida.
                Sendo assim, este projeto tem a pretensão de focalizar a importância da alimentação saudável e a valorização dos profissionais envolvidos no preparo da merenda escolar e da higiene da escola.

Justificativa
                A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
                O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta.
                Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização.
                Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura, elaboramos este projeto que busca sondar a qualidade dos alimentos e os hábitos alimentares dos alunos e respectivas famílias. Dessa forma, será possível criar hábitos mais saudáveis e limitar os rotineiros e prejudiciais à saúde.
                Trazer aos alunos o ato de observar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais é de suma importância, sabendo-se que muitos alimentos prejudiciais a saúde às vezes se torna mais dispendioso que um alimento saudável.

Objetivos gerais


·          Conscientizar os alunos para os cuidados com a saúde através dos alimentos e como classificá-los;
·         Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
·         Reconhecer a importância do trabalho das pessoas envolvidas no preparo da alimentação e da higiene e limpeza da escola.




Objetivos específicos


·         Identificar vários tipos de alimentos;
·         Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
·         Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
·         Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
·         Desenvolver a psicomotricidade e a socialização;
·         Valorizar as funcionárias da limpeza responsável pela sala de aula;
·         Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
·         Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
·         Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
·         Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·         Valorizar o momento reservado à alimentação;
·         Usar a linguagem oral para expressar suas opiniões, idéias e necessidades;
·         Conhecer, pesquisar sobre o assunto “ Alimentação” e identificar situações concretas sobre o saudável e o não saudável para a saúde;
·         Participar de jogos e brincadeiras, atividades que envolvam o assunto citado, exercitando a escrita através de registros;
·         Trabalhar letras, números, escrita, leitura com atividades que abordem o conteúdo do projeto.





Metodologia


-          Músicas e dramatizações com fantoches
-          Colagens, pinturas e desenhos.
-          Receitas variadas
-          Atividades com jornais e revistas
-          Atividades de português: textos informativos, produção textual, acrósticos, poesias, etc..
-          Atividades de matemática: fração, quantidades, cores, formas, medidas etc..
-          Jogos e brincadeiras
-          Experimentos e pesquisas
-          Rodinhas de conversa sobre o tema



Culminância
              No dia __ de outubro comemoraremos em nossa escola o dia da merendeira e na semana da alimentação faremos uma semana de conscientização na escola, valorizando o trabalho prestado por nossas merendeiras. Reuniremos os alunos em quatro equipes no matutino e quatro equipes no vespertino, onde farão homenagens as merendeiras com apresentações de poesias, músicas, danças e entregas de lembrancinhas de acordo com a criatividade do professor.

Avaliação
          A avaliação será diária e devidamente registrada através de observações do professor


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