bem vindo















Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Trabalhando com o gênero piada por meio da tecnologia

Trabalhando com o gênero piada por meio da tecnologia

Cronograma: __/__ à __/__/____

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros por meio do suporte virtual;
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais de gêneros textuais como blogs, histórias clássicas, lendas, piadas presentes em sites educativos;
- Habilidades de leitura e de escrita através dos textos apresentados no site indicado. Especificamente nesta atividade trabalharemos com o gênero piada;
- Identificar efeitos de humor ou ironia no gênero piada;
- Reconhecer as letras do alfabeto, através do teclado do computador;
- Familiarizar-se com o uso do computador e da internet através de sites educativos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Você professor (a) poderá conversar com os alunos a respeito do uso do computador e de como trabalhar com a internet, fazendo algumas perguntas para levantar o que os alunos sabem sobre os usos desta tecnologia. É recomendado que os alunos já tenham noções de como acessar e utilizar a internet.
Poderá também, fazer alguns combinados com os alunos para acesso do computador na escola. Lembre-os que os computadores são de uso coletivo, portanto devem ser usados com cuidado e somente com as orientações de um professor ou outro funcionário da escola.

Estratégias e recursos da aula
Para a realização desta aula é necessário que a escola possua sala de informática com computadores e internet disponível para os alunos.
Propostas:
Primeira aula:
Propor uma aula diferenciada, na sala de informática. Caso seja o primeiro contato dos alunos com o uso de computadores, o professor deverá explicar como funcionam, quais os procedimentos de ligar e desligar, além de nomear as partes que o compõem.
Dica: No trabalho com o teclado, você poderá explorar e ampliar o reconhecimento de letras do alfabeto.
Com o computador ligado, oriente-os a conectar a internet utilizando o mouse para acessar o local desejado.
Logo, escreva o endereço do site no quadro e peça-os para acessarem. Nesta primeira aula, sugerimos que os alunos fiquem mais a vontade para familiarização com o uso do computador, da internet e com os sites indicados.
Sugestões de site:
www.mingaudigital.com.br ; www.angelalago.com.br ; www.uol.com.br/crianças ; www.brincandonarede.com.br
Se for o primeiro momento de aula na sala de informática, você professor poderá levar mais tempo para ensinar o uso do computador, mas podem começar a introduzir os objetivos propostos que é trabalhar nesse caso com o "gênero piada". Professor converse com a turma sobre esse gênero, qual sua finalidade e se sabem ou conhecem alguma piada, explorar oralmente esse gênero com a turma.

Segunda aula:

Dando sequência a(s) aula(s) anterior, 0(a) professor(a) poderá escolher o gênero virtual proposto para trabalhar. Neste caso sugerimos trabalhar com o gênero piadas, para exploração com os alunos. Peça às crianças que entrem no site www.mingaudigital.com.br (tem outras opções de sites acima), acessem o link piadas e depois cliquem em uma piada, essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependerá da quantidade de computadores disponíveis na escola para uso dos alunos.
Primeiro solicite que leiam em voz baixa, depois os convide, um por um ou o grupo, a socializar a piada, lendo em voz alta. Pode-se também pedir que copiem a piada do site em uma folha de papel e façam uma exposição destes gêneros na sala de aula, com o objetivo de identificar efeitos de humor ou ironia presentes nestes textos.

Avaliação

Propõe-se que você professor avalie cada etapa de desenvolvimento da atividade proposta, desde o uso com a tecnologia à apresentação e leitura do gênero piada, identificando a apropriação dos efeitos de humor ou de ironia presentes nestes textos. O uso do computador tem como pano de fundo a familiarização com a tecnologia e novos recursos de desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual

Nenhum comentário:

barrinha