bem vindo















Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA BERÇO DA SOCIEDADE: MINE PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

Projeto Família e Escola Berço da Sociedade

Cronograma: Cronograma: __/__ à __/__/____.

 Apresentação
                A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.             A família é efetivamente o primeiro agente de socialização da criança, mas, não é o único, pr isso se faz necessário a junção escola e família. É sabido que para transformar a escola em uma comunidade de aprendizagem implica em trazer a família para o cotidiano escolar.
Justificativa
                Por vários motivos (falta de tempo por ambos terem que trabalhar), os pais colocam seu filho cada vez mais cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador à escola. No livro “Professora sim, Tia não”, Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos. Mesmo com pouco tempo pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente gratificante para a criança ver seus pais na escola. A falta de envolvimento de comprometimento da família na educação dos filhos tem dificultado o aprendizado dos mesmos. Sendo a escola e a família os principais responsáveis pela educação, para tanto se espera uma parceria entre ambas.
           Trazer a família para que compreenda a missão e a proposta pedagógica escolar conhecendo assim formas para a educação dos filhos, que é o anseio desta unidade escolar.

Objetivos
·         Verificar a influência que a presença familiar terá na vida escolar do alunado;
·         Converter a escola em um ambiente prazeroso onde a família se comprometerá com a educação dos filhos, tornando a escola um verdadeiro agente de transformação social;
·         Estimular nos pais o senso de Cooper atividade, colaborando e participando da vida educacional do educando;
·         Tornar a escola um ambiente pedagógico completo;

Metodologia
                Os pais terão a oportunidade de conhecer o projeto na primeira semana de fevereiro. Durante todos os meses teremos uma participação familiar na sala de aula, uma vez por semana teremos uma mãe (responsável) na sala fazendo o curtindo a leitura. Uma vez por mês teremos um responsável para ensinar uma nova brincadeira na recreação, e uma vez por bimestre teremos uma mãe nos ensinando e fazendo uma receita em sala de aula.                                                                                 
                No mês de maio os alunos do farão uma apresentação homenageando todas as mães. No mês de outubro especificamente na semana da criança as mães serão convidadas a participar da aula juntamente com o filho.



Recursos


Pais;                                                     
Ingredientes para as receitas;
 Textos                                                                                                                                                                              
Jornais e revistas;
Câmeras fotográficas e filmadora;               
Forno elétrico




Avaliação
                A avaliação será continua a cada apresentação, esperando um maior comprometimento da família na vida escolar dos filhos.

Bibliografia
Nova Escola

Considerações Finais
                Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.
Sempre acredito que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização. Que a Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora. 

            Mesmo com pouco tempo, pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente gratificante para a criança quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola.      Estas são algumas ideias que tivemos, assim que forem surgindo outras iremos adaptando. 

Nenhum comentário:

barrinha