Projeto Família e Escola
Berço da Sociedade
Cronograma: Cronograma:
__/__ à __/__/____.
Apresentação
A família e a escola formam uma
equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem
como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. A família é efetivamente o primeiro
agente de socialização da criança, mas, não é o único, pr isso se faz
necessário a junção escola e família. É sabido que para transformar a escola em
uma comunidade de aprendizagem implica em trazer a família para o cotidiano
escolar.
Justificativa
Por vários motivos (falta de
tempo por ambos terem que trabalhar), os pais colocam seu filho cada vez mais
cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador à escola. No livro
“Professora sim, Tia não”, Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da
escola. Ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais.
Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar
consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos. Mesmo com
pouco tempo pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente
gratificante para a criança ver seus pais na escola. A falta de envolvimento de comprometimento da família na educação
dos filhos tem dificultado o aprendizado dos mesmos. Sendo a escola e a família
os principais responsáveis pela educação, para tanto se espera uma parceria
entre ambas.
Trazer
a família para que compreenda a missão e a proposta pedagógica escolar
conhecendo assim formas para a educação dos filhos, que é o anseio desta
unidade escolar.
Objetivos
·
Verificar a influência
que a presença familiar terá na vida escolar do alunado;
·
Converter a escola
em um ambiente prazeroso onde a família se comprometerá com a educação dos
filhos, tornando a escola um verdadeiro agente de transformação social;
·
Estimular nos pais o
senso de Cooper atividade, colaborando e participando da vida educacional do
educando;
·
Tornar a escola um
ambiente pedagógico completo;
Metodologia
Os
pais terão a oportunidade de conhecer o projeto na primeira semana de fevereiro.
Durante todos os meses teremos uma participação familiar na sala de aula, uma
vez por semana teremos uma mãe (responsável) na sala fazendo o curtindo a
leitura. Uma vez por mês teremos um responsável para ensinar uma nova
brincadeira na recreação, e uma vez por bimestre teremos uma mãe nos ensinando
e fazendo uma receita em sala de aula.
No mês de maio os alunos do
farão uma apresentação homenageando todas as mães. No mês de outubro
especificamente na semana da criança as mães serão convidadas a participar da
aula juntamente com o filho.
Recursos
Pais;
Ingredientes para
as receitas;
Textos
Jornais e revistas;
Câmeras fotográficas
e filmadora;
Forno elétrico
Avaliação
A
avaliação será continua a cada apresentação, esperando um maior comprometimento
da família na vida escolar dos filhos.
Bibliografia
Nova Escola
Considerações Finais
Haver
uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos
devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência,
trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.
Sempre acredito que o mais forte e amadurecido
abrirá a porta da liberdade e da conscientização. Que a Escola pode dar o
primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora.
Mesmo com pouco tempo, pequenas coisas podem ser feitas, porém muito
importantes. É extremamente gratificante para a criança quando os pais se
interessam pelo seu progresso na escola. Estas
são algumas ideias que tivemos, assim que forem surgindo outras iremos
adaptando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário