Projeto: A utilizando do computador
no processo de alfabetização
Cronograma: __/__ à __/__/____.
O que o aluno poderá aprender com esta
aula
Com
a aula proposta o aluno poderá perceber a importância do computador no processo
de leitura e de escrita; utilizar programas como Word e Paint para construir
textos e imagens; bem como fazer observações da escrita de palavras e das
correções feitas pelo programa Word.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60)
minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
Para
a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno,
os conhecimentos básicos da utilização do computador tais como o uso do mouse e
do teclado.
Estratégias e recursos da aula
Atividade
1
Professor,
as atividades propostas serão realizadas no Laboratório de Informática da
escola. Por isso, organize a turma em duplas, ou em grupo, de acordo com o
número de computadores disponíveis, e explique que desenvolverão algumas
atividades de escrita e de desenho utilizando o computador. Professor, crie uma
pasta na Área de Trabalho de cada computador, com o nome de cada aluno da dupla
e salve os trabalhos feitos por eles, para que depois possam ser impressos.
Inicie a aula com a exploração do Word pelos alunos. Solicite que observem os
diferentes tipos e tamanhos de fonte, ou seja, da letra. Cada aluno poderá
digitar o nome completo e alterar apenas o tipo e tamanho da fonte para fazer a
observação. Veja o exemplo a seguir:
Os
alunos poderão, a partir do próprio nome, utilizar o negrito, o itálico e o
sublinhado, bem como alterar a cor da fonte, disponíveis na barra de
ferramentas, para conhecer as opções que o Word oferece. Veja o exemplo:
Após
o momento de exploração, solicite que os alunos troquem de computador para
observar o trabalho feito pelos outros colegas. Peça que cada dupla escreva em
uma folha de papel em branco, o que aprendeu e a própria opinião sobre o que
vivenciou utilizando o Word.
Atividade
2
Professor,
explique para os alunos da turma, que o desafio da aula é digitar o que
escreveram anteriormente utilizando o programa Word. O objetivo é que a turma
perceba as correções feitas pelo programa, sublinhando de vermelho as palavras
escritas fora dos padrões convencionais. Os alunos deverão fazer as possíveis
correções das palavras utilizando o mouse, com as opções de correção do próprio
programa. Depois, deverão corrigir o que escreveram na folha. Veja o exemplo:
Depois
desse momento, os alunos poderão acessar a Internet e trabalhar no sítio a
seguir, para ampliar os conhecimentos sobre a escrita de palavras.
Atividade
3
Professor,
para a utilização do programa Paint, sugerimos que inicialmente você
possibilite que os alunos conheçam as possibilidades do mesmo. Para isso, deixe
que os alunos explorem as funções da barra de tarefas do Paint.
Fonte:
Acervo da Autora.
Depois,
da exploração os alunos poderão criar diferentes imagens. Professor, auxilie os
alunos a copiarem uma ou mais imagem feita por eles no Word. Para isso,
selecione a imagem no Paint através da opção “Editar”, clicando em “Selecionar
tudo”. Depois, clique em “Copiar” utilizando o botão direito do mouse e depois
no Word, clique em “Colar”. O desafio agora é criar uma história a
partir da imagem, utilizando o Word. Veja o exemplo abaixo:
Depois
do registro, imprima a história de cada dupla e faça um painel no mural da
escola para que toda comunidade escolar possa ler e conhecer as diferentes
histórias.
Recursos Complementares
Para
outras informações sobre o uso do computador no processo de alfabetização
acesse o sítio: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/alfa_digital.mspx
Avaliação
A
avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada
atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades
apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados
foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo
retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com as
possibilidades do uso do computador no processo de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário