PROJETO LEITURA
E ESCRITA ATRAVÉS DO LÚDICO E DA TECNOLOGIA
Cronograma: __/__ à __/__/____.
INTRODUÇÃO
“A educação é direito de todos e dever do estado e
da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,
visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição da República
Federativa do Brasil, 1988)
Percebemos
em dias atuais que a tarefa principal da escola e o ato de ensinar a leitura e
escrita de seus alunos, porém ressaltamos que para isso o professor precisa ir
mais além do que é oferecido em sala de aula por nem sempre o que nós
professores fazemos em sala de aula é o suficiente para que o aluno compreenda
e assim assimile os conhecimentos.
Precisamos desenvolver nosso papel
de docente de maneira mais eficaz que seja atraente para os alunos ao mesmo
tempo em que sintam prazer em aprender.
Grande parte das escolas trabalha
somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses
materiais de forma burocrática
Com isso,
pretendemos oferecer algo a mais do que já é ofertado em sala de aula,
trabalhando a leitura e escrita através de um reforço de forma mais atrativa
usando o lúdico como instrumento fundamental complementando os conteúdos de
leitura e escrita que são desenvolvidos em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
O projeto de reforço em Língua Portuguesa
justifica-se pela a importância de ser instrumento de apoio didático e
pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdos de
leitura e escrita. No dia a dia da sala de aula nem sempre é possível estar
trabalhando individualmente as dificuldades do aluno.
O reforço trata-se, portanto de oportunizar ao
aluno e também ao professor situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada
dificuldade específica daquele aluno. Isto porque o número de alunos a atender
é menor; é ainda mais estreita; sem falar que o tempo de trabalho com os alunos
é mais bem aproveitado.
A decisão por reforçar conteúdos em Língua
Portuguesa justifica-se pelo o fato de que nas avaliações de resultados tem se
percebido uma baixo desempenho de alguns alunos tanto em avaliações de
realizadas na escola diariamente ou bimestral como em avaliações do SPECE
realizada uma vez por ano com os turmas de 2 º Ano.
OBJETIVOS:
A aprendizagem dos alunos e alunas é o objetivo maior
do reforço escolar. Ajudar a vencer os obstáculos em sua aprendizagem e
favorecer o sucesso na escola e na vida.
Realizar aulas anuais de reforço em Língua
Portuguesa para os alunos das turmas de 1 a 5 º ano no contra turno trabalhando
conteúdos de leitura e escrita a partir de textos, software e o lúdico.
Complementar os conteúdos estudados em sala de aula
para uma melhor aquisição do conhecimento dando exclusividade a leitura e
escrita.
METODOLOGIA
O Projeto será desenvolvido na Escola de Ensino
Fundamental “Benedito Barreto do Nascimento” na cidade de Umbaúba/se.
O projeto foi desenvolvido pela professora Jussilene
de J. S. de Souza com uma jornada que contemple essa ação, engajados na
perspectiva de ajudar as crianças a lerem e escreverem fluentemente.
As aulas serão voltadas principalmente para a
leitura e escrita sendo que as mesmas serão desenvolvidas no contra turno em
que o aluno estuda regularmente.
Para o desenvolvimento do trabalho, contaremos com
gêneros textuais, caixas de jogos com sílabas, rimas, bingo de palavras,
palavras dentro de outras, paradidáticos, receitas, anúncios, gibis, jornais,
músicas, cruzadinhas, caça palavras, produção de textos, ditado de palavras,
frases e a leitura individual e coletiva além de inúmeros jogos didáticos que
serão produzidos com materiais de sucatas como boliche de palavras, corridas
maluca de palavras, dominó no decorrer do tempo.
Outro método usado será a informática como
ferramenta atrativa e estimulante para o aprendizado da leitura e escrita, onde
serão desenvolvidas atividades de leitura e escrita através de jogos online,
softwares com luz do saber, ciranda da inclusão, a fazenda e outros.
RECURSOS
Porta textos, jornais, revistas,
tarjetas com folhas, jogos didáticos, computador, caneta, lápis, pincel, borracha, caderno, fita, tomada, cola, tesoura, Eva, tnt,
apontador
livros para didático, alfabeto móvel, cartuchos
para impressão de atividades, estojos práticos para guardar tarjetas de
palavras e frases,lápis de cor e cartolina.
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