Projeto dia da Criança
Cronograma: __/__ à __/__/_____.
Justificativa:
No dia 12 de outubro
comemoramos o “Dia das Crianças”. Nesse dia, preparamos para homenageá-las com
gincanas, brincadeiras, muita alegria e animação.
No decorrer do ano,
sabemos que a criança participa de atividades diversificadas, algumas vezes desgastantes,
onde a troca de experiências e aprendizagem é constante. Ao se aproximar o dia
das crianças, é importante priorizar os valores da infância, sendo esta, uma
etapa única merecedora de atenção e cuidado.
Promover a sociabilidade e
a interação entre os colegas, com partilhas e momentos de cooperação de forma
lúdica e descontraída, favorece o resgate da infância, da espontaneidade e da
alegria, próprias dessa etapa muitas vezes manchada pelo mundo adulto.
Objetivo geral:
Promover, durante o dia
da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a
criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.
Objetivos específicos:
Interagir e relacionar-se bem em
atividades grupais;
Apreciar o brinquedo e atividades
lúdicas;
Desenvolver atenção, expressões
artísticas e a percepção sobre si e o outro;
Evidenciar direitos e deveres da criança;
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a
coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
Proporcionar jogos e brincadeiras.
Conteúdos:
Rodinhas de conversa;
Histórias contadas;
Filmes musicais;
Histórias com fantoches;
Músicas com gestos;
Expressividade (dança);
Coordenação motora (desenho, colagem etc);
Expressão corporal;
Brincadeiras variadas;
Poemas;
Confecção de cartazes;
Confecção de máscaras;
Confecção de lembrancinhas, etc.
Procedimentos:
- Rodinha de conversas sobre os direitos e deveres das crianças;
- Conversa informal sobre boas atitudes e regras de comportamentos;
- Histórias variadas (figuras, fantoches);
- Promover momentos lúdicos de movimentos, gestos e imitações;
- Assistir DVD dançante, acompanhar cantando e dançando;
- Produzir cartazes, desenho, pintura e colagens com papel;
- Confeccionar cartazes com músicas e poemas;
- Brincadeiras promovidas na sala e no pátio;
- Confeccionar brinquedos de sucata;
- Gincanas e jogos de entretenimento;
- Confeccionar máscaras e dobraduras;
- Promover um lanche especial (pipoca, cachorro quente, bolo, etc) e
entrega de lembrancinhas.
Recursos:
Humanos, audiovisuais,
livros, tinta, lápis de cor, brinquedos, sucatas, papel grafite, pincel,
elástico, papel, EVA, TNT, balas, pirulito, guloseimas etc.
Avaliação:
A avaliação deve buscar
entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho
comporta. Será observado o envolvimento e a cooperação com os colegas no
desenvolvimento das atividades. Pois, a observação do grupo, além de diária e
constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço
de trabalho.
Culminância:
Realização de apresentação
de músicas, histórias e teatro para toda a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário