bem vindo















Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

DIA DA CRIANÇA: MINE PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

Projeto dia da Criança

Cronograma: __/__ à __/__/_____.

Justificativa:

         No dia 12 de outubro comemoramos o “Dia das Crianças”. Nesse dia, preparamos para homenageá-las com gincanas, brincadeiras, muita alegria e animação.
         No decorrer do ano, sabemos que a criança participa de atividades diversificadas, algumas vezes desgastantes, onde a troca de experiências e aprendizagem é constante. Ao se aproximar o dia das crianças, é importante priorizar os valores da infância, sendo esta, uma etapa única merecedora de atenção e cuidado.
         Promover a sociabilidade e a interação entre os colegas, com partilhas e momentos de cooperação de forma lúdica e descontraída, favorece o resgate da infância, da espontaneidade e da alegria, próprias dessa etapa muitas vezes manchada pelo mundo adulto.

Objetivo geral:
     Promover, durante o dia da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. 
                                                                            
Objetivos específicos:


       Interagir e relacionar-se bem em atividades grupais;
        Apreciar o brinquedo e atividades lúdicas;
      Desenvolver atenção, expressões artísticas e a percepção sobre si e o outro;
        Evidenciar direitos e deveres da criança;
         Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
        Proporcionar jogos e brincadeiras.


                                                                                                    
         Conteúdos:



         Rodinhas de conversa;
        Histórias contadas;
         Filmes musicais;
         Histórias com fantoches;
        Músicas com gestos;
        Expressividade (dança);
         Coordenação motora (desenho, colagem etc);
        Expressão corporal;
        Brincadeiras variadas;
        Poemas;
         Confecção de cartazes;
        Confecção de máscaras;
        Confecção de lembrancinhas, etc.



Procedimentos:



- Rodinha de conversas sobre os direitos e deveres das crianças;
- Conversa informal sobre boas atitudes e regras de comportamentos;
- Histórias variadas (figuras, fantoches);
- Promover momentos lúdicos de movimentos, gestos e imitações;
- Assistir DVD dançante, acompanhar cantando e dançando;
- Produzir cartazes, desenho, pintura e colagens com papel;
- Confeccionar cartazes com músicas e poemas;
- Brincadeiras promovidas na sala e no pátio;
- Confeccionar brinquedos de sucata;
- Gincanas e jogos de entretenimento;
- Confeccionar máscaras e dobraduras;
- Promover um lanche especial (pipoca, cachorro quente, bolo, etc) e entrega de lembrancinhas.



Recursos:

         Humanos, audiovisuais, livros, tinta, lápis de cor, brinquedos, sucatas, papel grafite, pincel, elástico, papel, EVA, TNT, balas, pirulito, guloseimas etc.

Avaliação:

         A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. Será observado o envolvimento e a cooperação com os colegas no desenvolvimento das atividades. Pois, a observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Culminância:
         Realização de apresentação de músicas, histórias e teatro para toda a escola.


Nenhum comentário:

barrinha